FESTA DE SÃO PIO X - O QUE DE MELHOR ACONTECEU

"Restaurar todas as coisas em Cristo!" (São Pio X)


Altar preparado para a Imagem de São PIo X - O papa da Eucaristia

Esta era a proposta da Novena em honra a São Pio X neste ano, porém, para restaurarmos todas as coisas, é preciso começar por, restauramos a nós mesmos. Curar aquilo que nos impede de sermos verdadeiros discípulos de Cristo Jesus. Compromisso assumido por cada um de nós no dia do nosso Batismo, quando somos chamados a sermos PROFETAS, SACERDOTES E REIS - compromisso assumidos por nossos pais e padrinhos, é verdade - mas que estes tem como função principal educar e preparar cada batizando para ser fiel à fé cristã assumida naqule dia glorioso - o do Batismo. Assim, cada um procura responder ao compromisso de ser batizado de diversas formas na Igreja. Uns são chamados para exercerem a árdua tarefa de serem pastores na Igreja - os Padres - que tem, entre outras, a tarefa de conduzir o povo até Deus, sendo testemunhas vivas de amor misericordioso do Pai. Outros são chamados a serem pais, a constituirem famílias e também educarem e preparem seus filhos para viverem a profundidade da fé em Cristo Jesus, pautados na ética, na justiça, na paz e na solidariedade. Há ainda os que preferem se 'afastar' do mundo, dedicando-se total e inrrestritamente ao serviço de Deus como Religiosos e Religiosas - os Consagrados. E claro, há cristãos que não se conformam apenas com o fatos de serem pais, mães, religiosos (as) preferem construir comunidade, fazer parte da história, fazer história, são os 'leigos e leigas' que, sem eles a vida em comunidade não daria passos, não se constituiria.  Embuídos deste Espírito de membros de uma mesma família inciamos a novena de 2010.



13 de Agosto -

Com o incício previsto para as 19h e 30min, numa sexta feira treze - para os superticiosos - a 1ª noite da novena começou com um atraso de 20min e foi animada pelo Grupo, 'vozes da África", da Paróquia São Raimundo Nonato, localizada no municipio de Santa Luzia - MG, região metropolitana de Belo Horizonte.
Foi um início estontiante, carregado de alegria e empolgação. Alegria esta, trazida pelos membros do grupo e espalhada para todos os participantes desta celebração. A missa foi presidida pelo nosso Adm. paroquial, o Pe. José Antônio que mais uma vez soube dizer as palavras certas que trazem, alento ao coração e alívi para a alma.

14 de Agosto

A missa deste dia foi de responsabilidade da Catequese, da Pastoral da Criança e do ministério da Acolhida, e fo presidida também pelo pe. José Antônio, que ressaltou a importância destes grupos na defesa da vida e na promoção humana. Este por sua vez prepararam uma clebração carregada de significados e de emoção, como mostra o video anexo.
parabéns às Catequistas, às líderes da Pastoral da Criança e os Ministros da Acolhida pelo empenho e carinho com que esta celeração foi preparada e vivencida.

15 de agosto - Assunção de Nossa Senhora

Domingo, dia dedicado ao Senhor! como é de praxi em nossa Paróquia, aos Domingos as celebrações acontecem em 02 (dois) horários (08h e 19h) e, no período da novena não poderia ser diferente. Pela manhã a celebração foi presidida pelo Pe. Francisco de Assis Rodrigues, que falou sobre a importância que cada pessoa batizada, em nome da Trindade Santa tem para a Igreja e para a Construção de uma Sociedade Justa onde não haja mais excluídos. Esta missa esteve sobre a responsbilidade da SSVP, do Grupo da Matina e da Pastoral da Saúde.

À noite, a Celebração contou com o empenho e dedicação do Grupo do Terço e dos Coroinhas e foi presidida por Pe. Osmar Rufino Dâmaso, Lazarista. Nesta noite em especial, 10 (dez) crianças foram investidas como membros do Grupo dos Coroinhas. Meninos e meninas que passaram 04 meses se preparando para, de uma forma simples e bela, servirem a Deus em sua Comunidade. Foi uma Celebração bela qu emocionou a todos os presentes, principalmente a seus pais. Somos gratos pelos que deixaram este ministérios e abraçamos àqueles que chegam. Bem Vindos e parabéns à Coordenação pela rica celebração.

16 de Agosto

Nesta 4ª noite de novena, a nossa Paróquia foi agraciada com a presença amiga de Pe. Joel Maria, Reitor da Comunidade Bom Pastor (Seminário Arquidiocesano) e também filho desta Paróquia, que junto com seus 'pupilos' celebraram conosco num clima de oração profunda e espírito contrito, e exortou o valor de cada sacerdote para Igreja e para a sociedade, salientando os muitos testemunhos de homens que dedicam a vida ao serviço do Reino nos mais pobres.
Neste dia a celebração ficou a cargo da comunidade São Vicente de Paulo que, com dedicação e zelo souberam extrair o melhor da liturgia e deixar a todos inebriados do amor de Deus.
OBRIGADO (A) À COMUNIADE SÃO VICENTE DE PAULO.

17 de Agosto

E como não podia deixar de ser, neste dia da novena, o 5º dia, a nossa comunidade foi presenteada com a presença amiga e acolhedora de Pe. José Conceição Ramos que nos falou sobre o mistério que é ser Cristão batizado e quais as implicações que esta condição traz consigo e que ser batizado é 'ser outro Cristo'. A missa foi preparada e animada pelas Comunidades Santo Antonio, Santíssima Trindade e Imaculada Conceição e como sempre, na sua simplicidade souberam preparar lindamente este momento celebrativo.
"É no coração dos simples que a beleza de Deus é mais reluzente".

18 de Agosto

E em clima de muita alegria, a festa foi acontecendo, sem esquecermos das animadas barraquinhas que todas as noites deixavam nossa festa ainda mais alegre, de encontrar com os amigos e amigas. E por falar em amigos, neste dia a celebração foi animada pela comunidade do Divino Espírito e presidida pelo Pe. Sérgio, amigo desta paróquia. Como era de esperarmos a celebração, sempre muito criativa e bem cantada pelo Ministério de música 'Servos do Senhor' (RCC).
Obrigado a todos, pelo empenho de todos na preparação desta linda missa.

19 de Agosto

Quinta feira, dia em que a Igreja celebra a Eucaristia, e como São Pio X é considerado o 'papa da Eucaristia', não podíamos deixar de dedicar um dia em nossa festa ao maior dos Sacramentos para nós, assim sendo, na quinta feira os nossos ministros extraordinários da Eucaristia e presidida pelo nosso pároco, Pe. José Antônio que soube como ninguém enautecer a importancia de cada ministro que tem a missão de levar conforto e alento aos enfermos de nossa comunidade paroquial...
Foi uma celebração rica de significados e de beleza, com cantos animados, um clima de oração e grande contentamento. Parabéns ao nossos ministros, especialmente à Coordenação, pelo carinho com o qual esta missa foi preparada.

20 de Agosto

Sexta, dia consagrado ao Coração de Jesus e não podia ser diferente em nossa festa. Esta celebração foi animada pelo Apostolado da Oração e presidida pelo recém-ordenado, Pe. Luis Carlos, da concregação dos Irmãos da Missão, conhecidos como Lazaristas... foi uma celebração tranquila, porém muito alegre e carinhosa... Parabéns Apostolado da Oração pela organização desta celebração.

21 de Agosto

Desde muito cedo na comunidade, a agitação tomava conta de todos... o dia prometia ser intenso e de grandes emoções. Era o dia de São Pio X! À noite, a celebração eucaristica foi presida por Frei Helton, frade dominicano e animada pelos grupos Unidos da Fé, Pastoral do Batismo e Grupo da Viúvas... foi uma celebração festiva, alegre e frei Helton caprichou em sua homilia, enaltecendo as qualidades de São Pio X.

Espíritos renovados e após a missa a festa continuava... barraquinhas armadas, comidas e bebidas típicas apostos e muita, mas muita alegria!!!! As pessoas se aglomeravam na lateral da Igreja... a música 'rolava' de forma a tornar esse momento ainda mais festivo enquanto todos aguardavam a hora do bingo beneficente, promovido pela paróquia, que este ano tinha uma moto entre os prêmios... Parabéns aos ganhadores dos prêmios, aos grupos e movimentos que se empenharam muito para o sucesso da festa.

22 de Agosto

Domingo, dia do Senhor e da missa Solene em homenagem ao nosso Padroeiro. O movimento Mãe Rainha, foi quem animou a celebração eucarística de domingo pela manhã que fora presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Após a missa, deu-se início a procissão motorizada. A imagem de São Pio X, foi conduzida pelas ruas do bairro, no alto do caminhão do Corpo de Bombeiro e acompanhado por centenas de pessoas em seus carros e de suas casas a pessoas acenavam e faziam seus pedidos e/ou agradeciam a Deus por graças alcançadas.
Dom Walmor permaneceu na Igreja enquanto a procissão percorria as ruas do Bairro.

À noite, a celebração era por conta da RCC e da Juventude. Era hora da missa sertaneja. A celebração foi inciada na casa do senhor francisco, e numa carroça enfeitada, o povo conduziu as imagens de Nossa Senhora Aperecida e de São Pio X até a igreja onde, ao som do berrante e com cantos típicos (sertanejos) a celebração foi acontecendo... todos tipicamente trajados. A Igreja estava lotada e o clima de alegria tomava conta de todos os presentes.