sexta-feira, 9 de abril de 2010

SÁBADO SANTO

SÁBADO SANTO – SOLENE VIGÍLIA PASCAL 03/04/2010
A vigília pascal é o rito mais importante, por proclamar solenemente a ressurreição Cristo. É oficiado após o escurecer do sábado santo, porque conforme a tradição judaica, ao anoitecer celebra-se o começo do dia seguinte. Portanto, na vigília, já é proclamada a ressurreição do Senhor e, com ele, toda a Igreja passa da morte para a vida.

Às 20:00 horas, com a igreja às escura, começamos a vigília com o acendimento do fogo novo do lado de fora da igreja. O círio pascal é aceso no fogo novo e entra na igreja escura. Simboliza a luz de Cristo ressuscitado que renova a criação e a liberta das trevas do pecado e da morte. À medida que o Círio ia entrando na igreja, o diácono cantava: “Eis a luz de Cristo”, e o povo respondia: “demos graças a Deus”; os ministros acendiam suas velas no círio e depois iam acendendo as velas do povo, assim foi cantado por 3 vezes até chegar no altar, ficando todo o povo com suas velas acesas.Após este momento deu-se solenemente a proclamação da páscoa, que narra em forma de versos a ação libertadora de Deus, desde a páscoa do Egito, até a ressurreição de Cristo. A proclamação une a voz de toda a Igreja ao louvor que os anjos e os santos dirigem ao Senhor Glorioso no céu.
Foram batizados dois jovens neste dia. Depois todos os fiéis fizeram a renovação das promessas do batismo. Foram aspergidos com água benta e em seguida deu-se a liturgia eucarística.
Para encerrar esta belíssima celebração todos os sinos da igreja repicaram para dar início a procissão da ressurreição quando a procissão chega novamente na igreja todo o povo fez um maravilhoso louvor ao nosso Deus ressuscitado.


Para esta celebração da vigília pascal, contamos com a presença de Pe. José Antonio, Pe.Atanásio, de 92 anos, que ficou impressionado com o grande número de pessoas presentes nesta celebração, do diácono Luis Carlos e do seminarista Alexandre.
Ao final da celebração a mensagem de uma excelente páscoa foi desejada a todos os paroquianos aparecendo na tela.

(Por Elizabeth Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.